Neste laudo de análise de energia elétrica, utilizando-se os analisadores de energia certificados pela ANEEL, podemos identificar os seguintes parâmetros técnicos passiveis de análise:
- Tensão de serviço por Fase;
- Valor Máximo da Tensão;
- Distorção Harmônica em Tensão por Fase;
- Desbalanceamento de Tensão;
- Correntes de Serviço por Fase;
- Valor Máximo da Corrente;
- Distorção Harmônica em Corrente por Fase;
- Desbalanceamento das Correntes;
- Potência Ativa por Fase;
- Potência Ativa Total;
- Potência Aparente por Fase;
- Potência Aparente Total;
- Fator de Potência Trifásico;
- Fator de Potência por Fase;
- Frequência.
A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA:
O termo qualidade de energia elétrica (QEE – POWER QUALITY), que virou jargão no setor elétrico nos últimos anos, tem sido usado para expressar as mais variadas características da energia elétrica entregue pelas concessionárias aos consumidores do país.
Essa medida inclui características de continuidade de suprimento e de conformidade com certos parâmetros considerados desejáveis para a operação segura, tanto do sistema supridor como das cargas elétricas. Entre os parâmetros possíveis para o laudo de análise de energia elétrica, a considerar tem-se:
- Distorções harmônicas;
- Flutuações de tensão;
- Variações de tensão de curta duração;
- Desequilíbrio de sistemas trifásicos;
- Transitórios rápidos.
A preocupação com a QEE é decorrente em parte da reformulação que o setor elétrico vem experimentando, para viabilizar a implantação de um mercado consumidor, no qual o produto comercializado passa a ser a própria energia elétrica.
Parece óbvio que o consumidor prefere adquirir a energia que apresenta os melhores parâmetros de qualidade ao custo mais baixo possível – para tanto o laudo de análise de energia elétrica é a mais segura ferramenta de avaliação elétrica do sistema.
Nesse contexto, as operadoras de sistemas elétricos são estimuladas, tanto pelas agências reguladoras (ANEEL) como pelo próprio mercado, a prestar informações sobre as condições de operação ou fornecer detalhes acerca de eventos ocorridos e que afetaram os onsumidores.
Esse é um dos papéis do monitoramento e da análise da qualidade de Energia Elétrica para a elaboração do laudo de análise de energia elétrica que é utilizado como ferramenta certificadora da qualidade da energia elétrica.
Assim, para esclarecer o que seja qualidade de energia elétrica, deve-se tratar de vários tipos de perturbações que afetam os consumidores da energia elétrica, que podem ter seus direitos preservados com a simples elaboração de um laudo de análise de energia elétrica – realizado por profissionais e/ou empresas especializadas e credenciadas. A MN Consultoria é a empresa indicada para esta análise, contando com profissionais altamente qualificados para esta função.
Esses problemas vão desde os incômodos visuais provocados pela variação luminosa devido à desregulação da tensão até a interferência nos equipamentos eletrônicos mais sensíveis, causados pelas interrupções no fornecimento que deveria ser contínuo e ininterrupto de energia ou por outros fenômenos de maior freqüência.
Verificou-se que os consumos em geral estão cada vez mais dependentes das condições de operação do sistema de energia elétrica.
Este fato acontece devido ao aumento da complexidade do desempenho das funções que as cargas elétricas devem desempenhar através do controle de processos, mesmo em equipamentos domésticos (fornos de microondas, máquinas de lavar, relógios digitais, computadores, vídeo, etc. ).
Basta observar as dificuldades passadas pelos consumidores, quando se verificaram interrupções de energia elétrica, causando perda de produtos perecíveis, paralisação de serviços em escritórios, perda de sinalização no trânsito, desligamento de fornos, paralisação de atividades essenciais em redações de jornais, hospitais, etc. Até mesmo os meios de comunicações podem ser afetados pela falta prolongada de suprimento da rede.