Projeto Laudo Spda e Aterramento
Um projeto spda envolve ações realizadas para a proteção de residências, condomínios, indústrias, escolas e outros estabelecimentos, contra a incidência de descargas atmosféricas. Ao considerar a ocorrência de mais de 100 mil raios por ano no Brasil, a contratação de um projeto spda é fundamental para a segurança de bens e pessoas.
ASPECTOS IMPORTANTES AO CONTRATAR UM PROJETO SPDA
Além de importante, o projeto spda é uma exigência para obter ou renovar o auto de vistoria do corpo de bombeiros. Assim, é fundamental considerar alguns aspectos antes de contratar este projeto com uma empresa especializada.
O projeto spda minimiza os impactos das descargas atmosféricas nas edificações, e seu desenvolvimento necessita seguir a algumas normas vigentes, como a NBR 5419 da ABNT e a NR10 no Ministério do Trabalho. Ao contratar uma empresa especializada, é necessário certificar-se de que está devidamente regulamentada.
ETAPAS E MÉTODOS DE UM PROJETO SPDA
As etapas do projeto spda consistem na visita do técnico responsável, que faz uma avaliação inicial do risco da edificação, define a área total de exposição e o melhor método para proteger este local.
Os métodos existentes são:
- Método Franklin: também chamado de método por ângulo de proteção, trata-se da colocação de uma haste no topo da edificação, que é limitada de acordo com a altura do prédio;
- Método de esfera rolante: é um método novo, a partir do qual uma esfera passa por toda a estrutura do edifício, também chamado de método eletrogeométrico;
- Método Gaiola de Faraday: neste método toda a estrutura do edifício é envolvida por uma malha de captores e cabos que são aterrados. É o método mais utilizado em prédios e galpões.
A escolha de uma empresa especializada garantirá ao cliente a escolha do método mais eficaz, de modo a reduzir os impactos das descargas atmosféricas, evitar riscos de danos aos aparelhos e equipamentos elétricos, além de atender às normas vigentes.
Laudo de Spda
Um laudo spda se refere é um laudo de inspeção de sistema de proteção contra descargas atmosféricas. É um documento técnico que contém informações obtidas a partir de inspeções, análises e medições em determinada instalação elétrica .
A finalidade de um laudo spda é atestar a conformidade da instalação com a norma técnica da ABNT NBR-5419 que se refere à proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – NR10.
Esse tipo de laudo só pode ser obtido a partir de um profissional de engenharia elétrica legalmente habilitado para tal função.
Leia mais sobre laudo spda
O laudo spda também é chamado de Laudo de Para Raios é desenvolvido para ser capaz de proteger uma determinada estrutura. Para fazer isso, intercepta os raios e encaminha as correntes elétricas para a terra.
Um para raio é um equipamento usado em sistemas diversos, bem como sistemas de energia elétrica e sistemas de telecomunicações, com intuito de proteger o isolamento e os condutores do sistema através de efeitos nocivos dos raios.
Geralmente, esse equipamento tem um terminal de alta tensão e um terminal de aterramento. No momento em que uma descarga atmosférica viaja ao longo da linha de energia até o pára raio, a corrente do surto é desviada através deste.
No caso de não usar esse equipamento ou ele ser falho, os raios que atingem o sistema elétrico podem ter milhares de quilovolts que podem danificar as linhas de transmissão, além de causar problemas enormes para as instalações elétricas.
Por essa razão, requisitar por um laudo spda é de suma importância para garantir segurança de toda instalação e funcionamento ideal do para raios.
Importância de uma empresa especializada para fornecer um laudo spda
Para prevenir problemas na realização de serviços para obtenção do laudo spda, é necessário buscar por uma empresa especializada neste serviço. Deste modo, as instalações elétricas estarão sempre normalizadas.